Ilhas


A Bahia tem belas Ilhas, dos mais variados tamanhos. Cada um destes cantinhos paradisíacos é dono de paisagens que são perfeitamente comparados com paraísos.             


Itaparica Bahia

Itaparica, a mais famosas das ilhas da Baía de Todos os Santos, a 280 km de Salvador, ou 45 minutos de lanchas,e uma hora de ferry boat partindo de Salvador. A Ilha de Itaparica é dividida em dois municípios, Itaparica e Vera Cruz. 

As praias banhadas pelo mar azul, calmo e de águas mornas. Ponta de Areia, Mar Grande, Gameleira são algumas das mais frequentadas da Ilha de Itaparica. 
         

Mar Grande  Itaparica

Mar Grande, sede do município de Vera Cruz, é a minha favorita, tive o privilégio de morar lá. De sua balaustrada da para desfrutar o visual de Salvador, de onde sai as lanchas com destino a ilha.

Vera Cruz possui 40 km de praias banhadas por águas mornas e protegidas por recifes, na costa leste, e um verdadeiro santuário ecológico na contracosta.

Como Chegar
ferry-boat ou lanhas, cada opção chega em um município.

Travessia de ferry-boat
Saída do Terminal de São Joaquim, Salvador e chegada em Bom Despacho (Ilha). Há travessias a partir das 5h até às 23h. A duração da viagem é de 1h15, mas há embarcações que completam o percurso em até 35 minutos.

Terminal Marítimo de São Joaquim, em Salvador
Avenida Oscar Pontes, 1051
Tel: 71 - 3032-0475


Travessia de Lancha
Saída do Centro Náutico da Bahia (atrás do Mercado Modelo, em Salvador) e chegada no Terminal Náutico de Mar Grande (O segundo município, Vera Cruz). Há travessias a partir das 6h até às 18h30. A duração da viagem é de 45 minutos, recomendo e tem a cidade de Salvador como pano de fundo. De Mar Grande para chegar a Ilha de Itaparica há transporte regular.

Centro Náutico, Salvador
Avenida da França, s/n – Comércio, próximo ao Mercado Modelo

Tel - 71-3243-2207

                                         

                   

Abrolhos  Bahia
O ARQUIPÉLAGO ABROLHOS,
Localizado no município de Caravelas – BA,  abriga uma das maiores concentrações de peixes por metro quadrado do planeta. Paraíso de águas rasas e cristalinas, Abrolhos reúne as condições perfeitas para a prática de mergulho, tanto do tipo contemplativo, quanto o de exploração de naufrágios. 

Formado por cinco ilhas Santa Bárbara, Sueste, Redonda, Siriba e Guarita Abrolhos foi assim nomeado por conta de alertas dos navegantes portugueses no século XVI. Sob suas águas, o espetáculo fica por conta das Baleias Jubarte, que se exibem em saltos e piruetas aos olhos do visitante.


O farol fabricado na França, localizado na ilha de Santa Bárbara, ilumina a noite dos navegadores.


                                   
Ilha boipeba  Bahia


Ilha de Boipeba,é uma das ilhas do arquipélago de Tinharé, no município de Cairu, no sul do estado da Bahia. 

Com águas claras, areias brancas e vastos coqueirais a Ilha de Boipeba possuí charme rústico, suas ruas de terra fazem com que os turistas que estão na região fiquem totalmente sossegados. 

A ilha possui praias desertas com piscinas naturais, onde o acesso só é possível através de barcos de passeios ou caminhando.


Como chegar do aeroporto de Salvador partem pequenos aviões para a Ilha de Boipeba. A viagem demora 30 minutos, do terminal marítimo de Salvador partem embarcações para Morro de São Paulo que levam cerca duas horas. Ferry boat partem com destino a Bom Despacho na Ilha de Itaparica. Do Morro pode pegar um jipe até Boipeba.


                                                         ILHA DOS FRADES



As Ilhas de Maré,Ilha dos Frades e Ilha de Bom Jesus dos passos, pertencente ao município de Salvador.


                                 
Ilha de Maré, Parece ser um pedacinho do planeta esquecido pelo tempo, na Bahia. Mesmo estando localizada próximo a salvador 20 minutos de barco. É um local ainda rústico, com belas praias e vilas de casinhas à beira-mar.  

Para ter acesso faz uma travessia de barco que parte do Terminal Hidroviário do bairro de São Tomé de Paripe, na praia de São Tomé.



A passagem no Terminal custa R$4 durante a semana e R$5 nos finais de semana. Mas só funciona de 7h às 17hs. O ideal organizar o passeio de acordo com o horário das lanchas ou combinar com um barqueiro antes. 





                                           ILHA BOM JESUS DOS PASSOS