Morro de São Paulo

                              Morro de São Paulo


É uma vila da Bahia, com praias e paisagens paradisíacas, e está situada na Ilha de Tinharé na qual Morro de São Paulo é um dos vilarejos, é composta por diversas praias que vão desde as mais famosas, que são numeradas de um até quatro, assim como tantas outras que convidam o turista e ao nativo, para a prática de esportes.







Primeira Praia é a única praia da ilha onde é possível praticar o surf. As ondas dependem basicamente da maré e da direção do vento e podem chegar a um metro na Pedra do Moleque. Também na Primeira Praia temos outro esporte radical, a tirolesa, que descendo do Morro do Farol com 360 metros de comprimento e 80 metros de altura, consta como a mais alta do Brasil, e, com certeza, é adrenalina garantida.



Segunda Praia é a praia mais agitada e também a mais badalada da ilha de Tinharé. Nela está o agito todo do Morro de São Paulo
É só badalação na noite, durante o dia se transforma na praia dos esportes coletivos. No local são praticados o voleibol de praia, o vôlei de dupla, o futevôlei, o frescobol e nos locais mais tranquilos, o futebol de praia.



Teceira Praia, de Morro de São Paulo possui um grande complexo de pousadas e restaurantes, e é dela que partem os passeios de barco oferecidos pelas agências locais. 

O caiaque é uma das ótimas opções da Terceira Praia e a partir dela pode-se ir até a Ilha do Caitá e para os mais aventureiros, sair para o mar aberto e alcançar as outras praias de Morro.

                                                              
Quarta Praia, conhecida pelas suas piscinas naturais é o local ideal para a prática de mergulho livre em suas águas rasas e quentes.
Para os adeptos de esportes mais radicais, é o local ideal para o Kitesurf, pois com seu vento constante, possibilita a prática de manobras arrojadas. No princípio da praia, é possível alugar cavalos para a prática de hipismo.
A Quarta Praia de Morro de São Paulo é conhecida por suas águas calmas, mornas e cristalinas. Pela vasta presença dos típicos coqueiros da região e pela sua extensão de mais de quatro quilômetros de paz e tranquilidade que nos proporcionam uma caminhada inesquecível a beira mar.


Quinta Praia ou do Encanto
é a praia mais tranquila de Morro e com longas faixas de areia e piscinas naturais, é ideal para corrida, hipismo, mergulho livre, frescobol, vôlei, caiaque, vela, ciclismo, kitesurf ou seja, a tranqüilidade pode ser aliada a prática de inúmeros esportes nesta praia, considerada por muitos como a mais bela de Morro de São Paulo.

A Quinta Praia fica situada a seis quilômetros da vila, e é a mais bem preservada da ilha. São dois quilômetros de areia fina e branca, águas transparentes e mornas onde encontramos manguezais e podemos ter contato com a Mata Atlântica.

A Gamboa, outra vila da Ilha de Tinharé, fica voltada para a parte continental da ilha e por isso tem águas mais tranquilas, o que proporciona ótimas condições para a prática de inúmeros esportes ligados a água.
Na Gamboa, fica um ótimo clube de vela, onde os iniciantes podem fazer o curso ou os mais experientes alugarem um dos diversos modelos de veleiros disponíveis. 

Além de Morro de São Paulo e suas principais praias, também há diversos locais próximos onde é possível fazer diversas atividades. Garapuá se destaca pelo mergulho livre e pesca além da opção da canoa local.



Já na ilha vizinha, Boipeba, é comum a prática de mergulho livre, hipismo, corrida, caiaque e os esportes tradicionais de praia.

Portanto, se além de paisagens maravilhosas, tranqüilidade ou festas, você procura atividades esportivas, Morro de São Paulo é o local ideal para você e sua turma.